Espaço Servidores

BLOG ABRA O OLHO CIDADÃO
OS RECADOS QUE POSTAM AQUI !
Serão analisados e encaminhados a redação do Blog para uma futura publicação, estamos contando com a ajuda de todos servidores públicos do Detran-RJ. Suas postagens são muito importante para permanecemos atualizando o blog e denunciando as fracatuas que acontecem na Autarquia. 
Equipe do Blog

COMUNICADO
CONTRA A INJUSTIÇA, EM DEFESA DOS SERVIDORES DO DETRAN-RJ

Leia aqui


Public. 08/11/2011
COMUNICADO IMPORTANTE
Suspensão Assembléia de 07/11

Mais detalhes


Public. 03/11/2011
Fonte: Site Sindetranrj




VEJA A REPERCUSSÃO NA MÍDIA
Exames de direção estão paralisados em alguns pontos do Detran-RJ
Provas do Detran canceladas
Espera de cinco meses para o teste


Public. 03/11/2011

14 comentários:

  1. Valeu pelo apoio a todos os servidores,

    ResponderExcluir
  2. Caros Senhores , bom dia!

    Sou funcionário do Detran-RJ, no qual ingressei como poucos que lá trabalham, por meio de concurso público. Cansado de assistir explosões de escândalos nas quais diversas conseqüências são “descobertas” (ou apenas levadas ao público pela polícia e imprensa), venho por esta acrescentar algumas informações a fim de esclarecer pontos não abordados nas discussões que cercam o caso nos jornais.

    O Detran-RJ, fez seu primeiro concurso público em 2008, por determinação do Ministério Público. Até então, todos os funcionários do órgão, ou tinham sua origem a partir do legalizado “trem da alegria”, cuja “estação origem” se deu com a constituição de 1988, ou na sua maioria, como tradicionalmente acontecia, tiveram e tem seu ingresso e permanência no órgão a partir de indicações políticas.

    O que acontece: deputados e outros políticos, ao se elegerem, precisam recompensar seus cabos eleitorais de alguma forma. O Detran-RJ, é um dos órgãos favoritos para que esta recompensa aconteça, permitindo aos políticos dos diversos municípios do Estado, distribuir sem dificuldades milhares de cargos temporários aos seus apadrinhados enquanto durarem seus mandados e reeleições.

    A causa: aqueles que acompanham essa novela do Detran-RJ chamada “Operação Contra-mão”, certamente lembram-se da primeira operação ocorrida há poucas semanas, na qual foi amplamente divulgada uma conversa entre funcionárias terceirizadas gravadas por escutas feitas nas investigações da operação policial, a qual transcrevo a seguir: “vai melhorar mais... vai melhorar mais... deixa acabar a copa pra tu ver... enquanto a gente puder arrancar dinheiro a gente tem que arrancar...”.

    Um órgão no qual em sua sede, como também em todos os postos de atendimento do Estado, é composto por funcionários terceirizados, os quais ingressam temporariamente por indicações políticas e sem comprometimento público algum com a instituição ou com o público que atende, não consegue garantir a seriedade dos serviços públicos a que se propõe oferecer. É óbvio que existem exceções, assim como houve raros, mas existentes, funcionários concursados que também foram presos nessas operações, porém, podemos ver pelos esquemas descortinados pela polícia, que a articulação dessas quadrilhas tem origem e controle em todos os casos, a partir de pessoas que não tem comprometimento nem vínculo regulamentado com o órgão.

    Dentro da sede do Detran-RJ, pode-se com toda certeza afirmar, que mais de 90% dos cargos de chefia são ocupados por apadrinhados políticos diretos ou indiretos, como também acontece com - se não forem todos, ao menos 99% - os cargos de coordenação, diretoria, bem como o é, o presidente Fernando Avelino e seu Vice Tranjan. O mesmo acontece com os postos de vistoria distribuídos em todo o Estado nos diversos municípios, onde seus chefes, sub-chefes, coordenação e até mesmo a maioria dos funcionários são apadrinhados políticos.

    Veja abaixo trecho da carta enviada pelo sindicato dos funcionários do Detran-RJ ao Ministério Público, a qual pode ser lida na íntegra através do link www.sindetranrj.org.br/site/arquivos/pressoes_politicas_melicias.pdf

    “ Em todos os Postos em que se designam servidores para substituir as chefias terceirizadas que foram nomeadas por indicações políticas, tais servidores se vêem vitimados e intimidados pela presença daqueles que substituíram.
    Os novos nomeados não encontram forças nem apoio do poder publico para fazer valer suas atribuições e, os antigos chefes permanecem nessas unidades, agora em novos cargos criados especialmente para eles (gerentes) levando com apoio
    das forças anteriormente ditas e omissão do poder publico todo tipo de infortúnios as novas chefias, chegando inclusive a ameaça de morte.
    Esperamos contar com o apoio do MP para liquidar com essas forças e restaurar a moralidade no poder executivo estadual.”

    ResponderExcluir
  3. Essa situação descrita, mostra um pouco das causas que deságuam em mares de lamas que começam a ser desbravados pela policia, mas que continuarão ocorrendo caso as raízes do órgão não sejam arrancadas para que nele possam ser plantadas novas sementes. É o mesmo que acontece quando a polícia executa um traficante que lidera uma boca de fumo, deixando de lado as investigações de como as drogas estão entrando no morro.Quais suas origens; quem está por trás e que substituirá no instante seguinte aquele “coitado” executado?

    O atual presidente do órgão, o Sr. Fernando Avelino, nestes momentos de escândalos, costuma ir à frente das câmeras se vangloriando da corregedoria do órgão estar contribuindo e participando das investigações policiais para desmantelar as quadrilhas que fraudam o órgão público bem como regularizam crimes, porém, é este mesmo presidente que semeia novas quadrilhas que continuarão causando danos ao órgão e a sociedade, renovando constantemente o quadro de servidores com novos apadrinhados que chegam para substituir aqueles que são presos.

    Algumas vezes assisti o Sr. Fernando Avelino (ou FA como é chamado com temor dentro do órgão), dando entrevistas nos meios de comunicação, dizendo que estava acabando com as terceirizações no Detran-RJ, porém essa não é a realidade que acontece. Há três semanas o órgão contratou dezenas de funcionários terceirizados para ocupar todo o setor de documentação (CEDOC) do órgão e como de praxe, estes entram recebendo remunerações muito superiores às dos funcionários concursados, sendo que está para vencer a validade de um concurso feito pelo órgão, por determinação do MP, é claro, no qual existem centenas de concurseiros aprovados aguardando na fila, mas que provavelmente não são chamados porque suas vagas estão sendo usadas para retribuir favores eleitoreiros.

    Hoje no Detran-RJ assim como em vários outros órgãos do Estado, existe uma forma disfarçada de se contratar funcionários terceirizados, sem que seja evidenciada sua “fraude”. Empresas - como o Grupo Facility, são contratadas pelos órgãos com a finalidade de fornecer serviços de mão-de-obra ao órgão. Essa mão-de-obra fornecida por empresas do grupo Facility, não são contabilizadas como sendo mão-de-obra terceirizada, e mesmo que o faturamento do grupo, só com o Detran-RJ, seja responsável por abocanhar 75% da verba gasta pelo órgão com sua folha de pagamento (como foi no mês de julho de 2011 e denunciado pelo sindicato ao MP), ainda assim o FA diz que quase não há mais terceirizados no Detran-RJ.

    Por essas e outras, estamos vendo e continuaremos a assistir novos e muitos capítulos dessa novela policial que envolve o Detran-RJ, a qual tem diversos vilões originários na política carioca e suas milhares de vítimas reais, infelizmente composta pela sociedade que habita ou visita o Rio de Janeiro.

    Atenciosamente,
    Cidadão TZ
    _______________________________________
    Servidor
    oculto por consciência da represália mortífera
    dos políticos, contra aqueles que os denunciam.



    Nota: Hoje, dia 25 de novembro de 2011, após o escândalo ocorrido ontem nos jornais com a prisão da segunda quadrilha que fraudava o Detra-RJ, consciente dessa realidade acima descrita, o FA fez mais duas convocações chamando mais 249 servidores concursados que aguardavam na fila. Uma bela demonstração para a sociedade e bastante oportuna não acham? Vale lembrar que ainda existem por baixo 8.000 funcionários terceirizados no órgão.

    ResponderExcluir
  4. Links de matérias de jornais:


    http://aurora.proderj.rj.gov.br/resenha/resenha-imagens/2008-11-21_00046_page00001.pdf

    http://oglobo.globo.com/rio/mp-denuncia-grupo-facility-por-formacao-de-cartel-em-servicos-de-mao-de-obra-do-detran-2841193

    http://oglobo.globo.com/rio/pm-em-sao-goncalo-tinha-tabela-de-propina-para-liberar-traficantes-3318021

    http://oglobo.globo.com/rio/chefes-da-mafia-que-fraudava-vistorias-tem-ligacao-com-deputados-fluminenses-3318055

    http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/11/quadrilha_do_detran_usou_88_laranjas_208433.html

    http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/11/informe_do_dia_acusado_de_liderar_quadrilha_do_detran_foi_indicado_por_petista_208452.html

    www.sindetranrj.org.br/site/arquivos/pressoes_politicas_melicias.pdf


    boa noite a todos
    Servidor TZ (Tolerância Zero!!)

    ResponderExcluir
  5. Administrador do blog abra o olho cidadão, solicita a autorização de tudo descrito aqui para preparamos uma matéria para o blog, vcs autorizam? Se sim, estaremos encaminhando para o pessoal da redação, a fim de preparar uma matéria para postar na frente do blog., ok
    aguardamos a sua autorização, servidor!!!

    ResponderExcluir
  6. PS.: Explicando o "temor" ao qual me referi acontecer quando se fala no "FA" dentro do Detran-RJ, este assombro acontece especialmente aos terceirizados, que já cientes da fama do FA demití-los quando o contrariam (independente da causa ou negativa às suas ordens, por mais absurdas que sejam), tremem ao vê-lo se aproximar. Motivo este, porque o FA parece não gostar de funcionários concursados, os quais resguardados pela lei, gozam de maior autonomia para negar suas vontades, quando mostram-se contra tanto o bom censo como mesmo às regulamentações regimentais, aos quais muitas vezes parece desconhecer.

    Sem mais para hoje,
    abraço a todos
    Servidor TZ

    ResponderExcluir
  7. Em relação à solicitação acima feita pelo ABRA O OLHO CIDADÃO, da minha matéria aqui publicada, já estão autorizados a utilizá-la como desejarem. Porém, esta 'carta aberta', além de publicada aqui neste espaço, foi enviada não só para o e-mail de voces que consegui, como também para diversos jornais e outros sites de denúncias dos quais consegui contato os quais, pode ser que também publiquem futuramente.

    Atenciosamente,
    Servidor TZ

    ResponderExcluir
  8. Boa noite a todos!
    Excelente a postagem feita pelo Servidor TZ. Só gostaria de acrescentar que os Chefes de Postos de Vistoria são nomeados sem qualquer conhecimento dos procedimentos existentes nos postos. A grande maioria não tem nenhuma experiência em administração, basta apenas ser apadrinhado político. Alguns não tem sequer o nível fundamental (e são chamados de gestores). Isto explica, em parte, o caos observado nos postos.
    O mais impressionante é que no quadro de servidores tem muita gente com formação acadêmica em Administração, fazendo serviço burocrático que qualquer adolescente poderia fazer.
    Embora a realidade fale diferente, ainda acredito que tudo isso vai mudar, e este blog tem papel fundamental nessa reviravolta.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. Sim, conte conosco, e as informações serão encaminhadas ao setor de redação.
    Agradecemos todo o apoio dado ao blog abra o olho cidadão, e estamos juntos nessa luta por mudança.
    E gostariamos de dizer tb, já recebmos materiais de politicos donos de postos, e já estamos preparando para oclocar na página Dono de Posto, se tiverem mais nomes pode nos enviar até em link e dizer a área que estes dominam.
    Grato
    Adriano

    ResponderExcluir
  10. http://www.policiacivil.rj.gov.br/exibir.asp?id=12978 posta ae para todos ver temos que colocar nas redes sociais pois os tercerizados são a maioria

    ResponderExcluir
  11. Administrador, estará sendo preparado para amanhã, para postar no blog

    ResponderExcluir
  12. Seria interessante incluir no blog uma postagem sobre a escravidão a que estão sendo submetidos os examinadores do detran. Estes servidores estão sendo obrigados a examinar todos os dias por determinação do Sr. FA em represália a paralisaçao feita no dia 27. Cabe informar que existem áreas de exame com conhecido risco, onde os examinadores que são policiais militares sequer são escalados.

    ResponderExcluir
  13. è um absurdo isso, amigo!Pedimos para enviar um texto, e a gente publicar aqui,
    estamos ai para ajudar todos os servidores nessa luta.

    ResponderExcluir
  14. Informo ao administrador que o Sobrinho do Paulo Melo Chefe do detran de Araruama e o seu Sub Chefe ja estão solto tirando onda na cidade a impunidade e foda.

    ResponderExcluir